Marcadores

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como saber se um air-bag está funcionando (ou funcionará)

Uma das grandes dúvidas ao se comprar um carro usado que tenha air-bag é a de que se o mesmo já foi ou não utilizado. Outro questionamento frequente, é o de se um air-bag necessita ser substituído com o tempo.

Como diria Morpheus, no Matrix, "Acalme-se, Neo, as respostas estão vindo". Vamos lá!

Air bag fica velho ou não?
A estimativa de durabilidade de um air-bag é de dez anos. Mas isso não é uma sentença. É possível que um air-bag de um carro com 20 ou 30 anos arme corretamente.

Como analisar o air-bag ao comprar um carro usado?
Há várias maneiras, e o ideal é usar todas. Vamos lá?

Verifique se o carro já foi batido
Se o carro já foi batido, provavelmente o air-bag já disparou (pois caso a batida fosse leve, teria apenas estragado o para-choque e é difícil saber se o pára-choque já foi trocado). Para saber isso você precisará de um conhecimento prévio em automóveis, para olhar colunas, estrutura, etc, e caso você não saiba analisar isso, o jeito é chamar um funileiro e pedir para ele analisar.

Olhe a região em que o air-bag está instalado
Geralmente carros importados com air-bag tem peças mais caras e/ou difíceis de se achar, e portanto, quando o air bag estoura, ninguém acha o volante para comprar com outro air-bag, painel, etc, ou então acha caro demais e simplesmente manda fechar o buraco que foi feito. Quando isso ocorre, dá para perceber que a região do air-bag está diferente e foi reconstruída.

Atenção: Alguns carros tem a região do air-bag em tonalidade um pouco diferente, o que não significa que ele já tenha sido utilizado. Atente se o acabamento é bom ou ruim. Esse é o principal indicio.

Olhe a luz do air-bag
Este é o principal porque além de saber se o airbag está lá ou não, você saberá se o módulo que o controla está OK. Geralmente a luz do air-bag acende quando você vira a chave e/ou dá partida, e apaga após alguns segundos, por três motivos:

a) Indicar que o sistema está sendo analisado para ver se está tudo OK
b) Indicar que há uma lâmpada presente, para prevenir que alguém mal-intecionado simplesmente remova a lâmpada que adverte sobre defeitos no air-bag.
c) Após todas análises, é desligada para mostrar que está tudo OK, ou mantém-se ligada para indicar problemas.

A luz do air-bag pode se apresentar em três variações: Simplesmente escrito "SRS", "AIR BAG" ou o tipo mais comum, um boneco preso por um cinto com uma bolinha perto (ao lado), simbolizando o air-bag inflado.


O carro já foi batido, mas verifiquei que o air-bag aparentemente está OK e funcionará (foi substituído). Posso comprar o carro?
Nós do vidaem4rodas não recomendamos que você compre carros que já foram batidos,  pois do ponto de vista de segurança, não é possível precisar se o conserto manteve sua eficiência na hora de impactos.

Conclusão
Seguindo estes passos, você terá a certeza de que o carro que você está comprando lhe proporcionará a segurança adicional do air-bag. Faça todos os passos, não faça somente um deles, pois por exemplo, às vezes o carro não foi batido, mas um eletricista cometeu uma imperícia e disparou o air-bag sem querer.

5 comentários:

  1. no me ponto de vista não devemos comprar carro batido que tenha tido airbag, porque você só saberá se ele vai funcionar na hora da colisão, caso não funcione é tarde demais. É necessário uma legislação imediata para tratar do assunto.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um gol g5 modelo 2013, faz 3 anos que o tenho. Há dois anos atras um motoqueiro se chocou no meio do parachoque mas bem no chentro mesmo. O air bag nao inflou. E tem mais troquei parachoque alma do parachoque para brisa sistema de do ar como condensadir alternador ventoinha. Andei perguntando a alguns conhecidos e me falaram e eles me disseram que nao foi atingido o sensor que aciina o air bag. Seria possivel? Agora depois desse tempo, a informação do air bag aparece no painel de instrumentos. O que devo fazer

    ResponderExcluir
  3. Ok vou especionar o que eu entendi obrigado

    ResponderExcluir
  4. Não tem o que fazer!?!!!!
    Mande desligar a luz de aviso do airbag no veículo!!!; pronto!!! Rsrs..

    ResponderExcluir