Uma das grandes dúvidas ao se comprar um carro usado que tenha air-bag é a de que se o mesmo já foi ou não utilizado. Outro questionamento frequente, é o de se um air-bag necessita ser substituído com o tempo.
Como diria Morpheus, no Matrix, "Acalme-se, Neo, as respostas estão vindo". Vamos lá!
Air bag fica velho ou não?
A estimativa de durabilidade de um air-bag é de dez anos. Mas isso não é uma sentença. É possível que um air-bag de um carro com 20 ou 30 anos arme corretamente.
Como analisar o air-bag ao comprar um carro usado?
Há várias maneiras, e o ideal é usar todas. Vamos lá?
Verifique se o carro já foi batido
Se o carro já foi batido, provavelmente o air-bag já disparou (pois caso a batida fosse leve, teria apenas estragado o para-choque e é difícil saber se o pára-choque já foi trocado). Para saber isso você precisará de um conhecimento prévio em automóveis, para olhar colunas, estrutura, etc, e caso você não saiba analisar isso, o jeito é chamar um funileiro e pedir para ele analisar.
Olhe a região em que o air-bag está instalado
Geralmente carros importados com air-bag tem peças mais caras e/ou difíceis de se achar, e portanto, quando o air bag estoura, ninguém acha o volante para comprar com outro air-bag, painel, etc, ou então acha caro demais e simplesmente manda fechar o buraco que foi feito. Quando isso ocorre, dá para perceber que a região do air-bag está diferente e foi reconstruída.
Atenção: Alguns carros tem a região do air-bag em tonalidade um pouco diferente, o que não significa que ele já tenha sido utilizado. Atente se o acabamento é bom ou ruim. Esse é o principal indicio.
Olhe a luz do air-bag
Este é o principal porque além de saber se o airbag está lá ou não, você saberá se o módulo que o controla está OK. Geralmente a luz do air-bag acende quando você vira a chave e/ou dá partida, e apaga após alguns segundos, por três motivos:
a) Indicar que o sistema está sendo analisado para ver se está tudo OK
b) Indicar que há uma lâmpada presente, para prevenir que alguém mal-intecionado simplesmente remova a lâmpada que adverte sobre defeitos no air-bag.
c) Após todas análises, é desligada para mostrar que está tudo OK, ou mantém-se ligada para indicar problemas.
A luz do air-bag pode se apresentar em três variações: Simplesmente escrito "SRS", "AIR BAG" ou o tipo mais comum, um boneco preso por um cinto com uma bolinha perto (ao lado), simbolizando o air-bag inflado.
O carro já foi batido, mas verifiquei que o air-bag aparentemente está OK e funcionará (foi substituído). Posso comprar o carro?
Nós do vidaem4rodas não recomendamos que você compre carros que já foram batidos, pois do ponto de vista de segurança, não é possível precisar se o conserto manteve sua eficiência na hora de impactos.
Conclusão
Seguindo estes passos, você terá a certeza de que o carro que você está comprando lhe proporcionará a segurança adicional do air-bag. Faça todos os passos, não faça somente um deles, pois por exemplo, às vezes o carro não foi batido, mas um eletricista cometeu uma imperícia e disparou o air-bag sem querer.
no me ponto de vista não devemos comprar carro batido que tenha tido airbag, porque você só saberá se ele vai funcionar na hora da colisão, caso não funcione é tarde demais. É necessário uma legislação imediata para tratar do assunto.
ResponderExcluirAjudou bastante.
ResponderExcluirTenho um gol g5 modelo 2013, faz 3 anos que o tenho. Há dois anos atras um motoqueiro se chocou no meio do parachoque mas bem no chentro mesmo. O air bag nao inflou. E tem mais troquei parachoque alma do parachoque para brisa sistema de do ar como condensadir alternador ventoinha. Andei perguntando a alguns conhecidos e me falaram e eles me disseram que nao foi atingido o sensor que aciina o air bag. Seria possivel? Agora depois desse tempo, a informação do air bag aparece no painel de instrumentos. O que devo fazer
ResponderExcluirOk vou especionar o que eu entendi obrigado
ResponderExcluirNão tem o que fazer!?!!!!
ResponderExcluirMande desligar a luz de aviso do airbag no veículo!!!; pronto!!! Rsrs..