Marcadores

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Air-bag lateral e de cortina deveriam ser obrigatórios em Táxi, Uber e demais meios de transporte


O principal motivo de um air-bag frontal (principalmente o do motorista) ser obrigatório é que temos a certeza de que o motorista está no carro. Passageiro estar ou não é uma incógnita e não podemos obrigar as pessoas a adquirirem carros com air-bags para os passageiros de trás. 

Mas, com táxi, a coisa é diferente. Com táxi, na maioria das vezes o passageiro senta-se atrás, e portanto, não é justo que o passageiro não esteja protegido; apenas o motorista.

Agora pense: Você cuida de sua segurança, e por algum motivo, tem que pedir um táxi em vez de usar seu carro. Você não sabe se o táxi ou uber será um Palio ou um Corolla, etc, mas o preço você sabe que será o mesmo.
 
Tem sentido isso? Como pode um táxi simples como uno, corsa, palio, custar o mesmo que um táxi com Corolla, Zafira, Astra, etc? Com toda certeza o táxi Uno, Corsa, etc está ganhando mais, mas o outro que tem um carro melhor, também está conseguindo ganhar e viver, então não seria mais justo pagar um preço de acordo com o carro? Seria, mas aí todos iriam pegar o mais barato, e além da segurança prejudicada, os Táxis com carros melhores iriam ter que trocar por carros simples .

Em vez disso, podemos já utilizar a lei do air-bag traseiro obrigatório para isso: Não há carros  populares com air-bags de cortina. Somente os que citei, Corolla, Zafira, como também Punto, Stilo. A lei do air-bag obrigatório para táxis, além de tornar tudo mais justo, ainda de quebra nivela os automóveis por cima, e não por baixo como seria variar o preço de acordo com o carro.

Portanto, o vidaem4rodas encaminha e encoraja você a que faça o mesmo, e sugira para nossos políticos a lei do air-bag lateral e de cortina obrigatório para táxis. E é bom lembrar que os taxistas já pagam mais barato pelos carros 0km, então não causaria um grande impacto os forçar a comprar carros com mais air-bags.

Nenhum comentário:

Postar um comentário